9 de fev. de 2012

ELEMENTAIS DO AR & FOGO



Minha definição: elementais são os intermediários entre os criadores astrais e suas correspondentes criações no plano físico.Mas vamos a uma melhor:

As civilizações da Grécia, Roma, Egito, China e India acreditavam implicitamente em sátiros, espíritos e duendes. Eles povoavam o mar com sereias, os rios e as fontes com ninfas, o ar com fadas, o fogo com penates, a terra com faunos, dríades e hamadríades. Os gregos chamavam alguns destes seres de daemon, especialmente os das ordens mais altas,e os cultuavam.
Para o célebre alquimista medieval Paracelso, da mesma maneira que a natureza visível é habitada por um número infinito de seres, a contraparte invisível e espiritual da natureza é habitada por uma hoste de seres peculiares-aos quais ele deu o nome de elementais e que posteriormente foram chamados espíritos da natureza.
Elementais são um misto de espírito e matéria.
Paracelso dividiu essa população dos elementos em quatro grupos distintos: gnomos, ondinas, silfos e salamandras.
Em seus tratados, Paracelso considera os seres elementais como sendo compostos de uma única substância etérica e que estas, estariam numa faixa de vibração muito mais alta que as das substâncias terrestres, por esse motivo não são visíveis pelos seres humanos comuns.
Para a escola teosófica, entretanto,os elementais seguiriam uma escala de evolução até se tornarem anjos. "Começam no elemento mais próximo do homem até chegar em um nível mais próximo de Deus", segundo Heloisa Galvez. Ela acrescenta que o elemental sempre se parece e se identifica com aquilo que ele trabalha no meio físico. "O objetivo deles é passar a energia necessária para que tudo que é do mundo físico possa evoluir, e é assim que eles também evoluem. Quando uma planta cresce,a gente não questiona que poderia existir um ser mágico ajudando-a crescer".
"À sua maneira, eles são anjos também. São chamados de anjos da terra, água, fogo e ar, os quatro elementos sutis que constituem o universo".
Assim como os anjos das hierarquias mais altas, os elementais canalizam a energia do Criador.
Esses seres são como qualquer outro, possuem corpo, personalidade, desejos e características que os diferenciam.
Elementais do ar: silfos, fadas, elfos, hamadríades
Elementais do fogo: salamandras, dragões, flamines
Elementais da água: ondinas, sereias e ninfas
Elementais da terra: gnomos, duendes e trolls